Prevenção - CÁRIE E CANAL

Cárie dentária, sintomas, tratamento e prevenção

A cárie dentária pode definir-se como sendo a deterioração do dente ou destruição dos tecidos dentais, sendo a deterioração do dente motivada pela ação das bactérias, tendo a influência do estilo de vida do indivíduo, quanto ao tipo de cuidados com os dentes, ao que se come, à presença de flúor na água que bebe, e ao flúor utilizado no dentífrico utilizado. A desmineralização dos tecidos dentais tem como causa os ácidos, normalmente o ácido láctico, que resulta da fermentação bacteriana dos carboidratos ingeridos na alimentação (normalmente sacarose). Com a redução do pH ocorre a dissolução do esmalte, e do transporte dos fosfatos e cálcio para o ambiente bucal. A predisposição para os dentes se deteriorarem, podem ter também fatores hereditários.

Se a cárie não for devidamente tratada, o dente pode ficar destruído, e matar os nervos situados na parte central, motivando um abscesso. O abscesso só pode ser tratado por meio de extração ou cirurgia do dente ou através de tratamento do canal.

Sintomas da cárie dentária.

Existem situações em que a cárie dentária não provoca sintomas, mas normalmente a cárie como sintomas a sensação dolorosa ou dor do dente, especialmente depois de ingerir bebidas ou alimentos doces, frios ou quentes. Para além disso tornam-se visíveis orifícios ou pontos nos dentes afetados.

Tratamento da cárie dentária

O tratamento da cárie deve incluir coroas, obturações e tratamento do canal. Depois de removido com uma broca o material deteriorado, o dente afetado é preenchido, por materiais como, porcelana, resina composta, liga de prata ou ouro. Os materiais que mantêm uma aparência mais próxima do original, são a resina composta e a porcelana, sendo sempre a melhor opção para os dentes que ficam mais expostos quando se abre a boca. Existem no entanto dentistas que aconselham a liga de prata e o ouro, por serem mais fortes, usando-os em dentes que não ficam tão expostos.

Se os dentes estiverem muito deteriorados, não sobrando muita estrutura, usam-se coroas eprotese_dentaria_2 coberturas. Dentes fracos e grandes obturações tornam maior o risco de quebrar os dentes. As coroas normalmente são feitas de porcelana, ouro ou porcelana com ligação a uma estrutura metálica. O tratamento do canal efetua-se na sequência de uma cárie ou lesão, após ocorrer a morte do nervo de um dente. Neste caso o centro do dente, o nervo e afins é removido, em conjunto com toda a parte deteriorada do dente. Com material de vedação, preenche-se as raízes. O dente é preenchido, e pode colocar-se uma coroa, caso se torne necessário.

Prevenção da cárie dentária

Para evitar a cárie dentária é necessário implementar uma higiene oral cuidada. Esta consiste em limpeza regular por um profissional, a cada 6 meses, escovagem dos dentes 2 a 3 vezes por dia e utilização de fio dental todos os dias. Pode ainda fazer-se raios X anualmente para averiguar da existência de cáries de alto risco. Em termos de alimentação, deve evitar-se a ingestão de bebidas açucaradas, balas e ingestão de doces de modo frequente. Também os selantes dentais contribuem para a prevenção de cáries. É ainda usual recomendar o uso de flúor, de modo a proteger os dentes contra cáries, quer seja ingerido através da água ou de suplementos. Também a utilização de flúor no creme dental é recomendado como preventivo de cárie.

Ver mais...